Inovação

Programa EM FORMA

Acompanhando a diretiva da Direção Geral de Educação, o contexto escolar é o expoente máximo da educação das várias vertentes na formação humana. Nesta diretriz, as crianças e jovens merecem toda a nossa atenção e dedicação, assumindo os educadores um papel fundamental nessa formação.

O Colégio, procurando estar na linha da frente no que concerne a projetos pioneiros de inovação pedagógica, oferece um serviço complementar de ajuda à promoção de hábitos saudáveis que permita aos alunos adotarem comportamentos responsáveis e adequados à sua saúde, contribuindo para o seu bem-estar físico, mental e social, dando uma especial ênfase à expressão latina “Mens sana in corpore sano”.
Tendo a asserção da Organização Mundial da Saúde no que diz respeito a políticas de educação para a saúde, o Colégio criou uma equipa multidisciplinar que permite a avaliação da composição corporal de cada aluno, aferindo não só o modelo compartimental do corpo humano, bem como a sua aptidão cardiorrespiratória, a sua aptidão muscular (dividida pelos vários grupos musculares do corpo), a sua pressão arterial, os seus hábitos alimentares, o seu estilo de vida, os seus antecedentes familiares patológicos e o seu perfil psicológico. Pretende-se interpretar todos estes resultados, para conseguir responder, em tempo útil, às preocupações de todas as famílias que confiam os seus filhos ao Colégio, relativamente aos comportamentos a adotar ou a reforçar, para que os seus filhos sejam saudáveis e, precocemente, tomem as melhores opções para um crescimento sadio e sustentado, baseado nas premissas supracitadas.
O programa EM FORMA resume-se à recolha dos dados referidos, sem prejuízo escolar para os alunos, recebendo os encarregados de educação os relatórios finais destes procedimentos, estando estes balizados com áreas de melhoria e sugestões intra ou extra Colégio. Desta forma, permite-se aos pais e encarregados de educação aderirem livremente às propostas da equipa multidisciplinar do Colégio, articulando, na medida do possível, a nutrição adaptada na cantina, os planos de exercício físico (através do programa CAP ou do Grupo Desportivo CIC), a consulta de saúde, o seguimento pelo gabinete de psicologia ou simplesmente procurarem uma resposta externa ao Colégio.