ABC da POUPANÇA

02 de Novembro, 2018

ABC da POUPANÇA

No âmbito das atividades que têm vindo a ser desenvolvidas na Área de Descoberta de Economia e Gestão, com as turmas A e C, do 8.º ano, para assinalar a Semana da Poupança (de 29 de outubro a 2 de novembro), convidamos a Dra. Ana Gonçalves, técnica do gabinete de proteção financeira da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), para conversar com os alunos sobre literacia financeira.
...
Numa tentativa de satisfação das necessidades/desejos a todo o custo, e com escassos conhecimentos de literacia financeira, vivemos numa realidade onde devemos estar precavidos para evitar as consequências de um consumismo “desgovernado”. É necessário que estejamos bem conscientes das diferenças entre o que é necessário e o que é supérfluo, e igualmente conscientes dos riscos que decorrem de uma má gestão do nosso dinheiro. As boas práticas ajudam-nos a salvaguardar um futuro financeiro um pouco mais estável.
Assim, foi no passado dia 9 de novembro de 2018 que a ação “ABC da Poupança”, inscrita na plataforma “DECO Jovem” e dinamizada pela Dra. Ana Gonçalves, promoveu o envolvimento dos alunos em vários temas de literacia financeira, como despesas e receitas, poupança, gestão do orçamento familiar, marketing e publicidade, endividamento, consumo sustentável, produtos financeiros mais básicos e segurança na sua aquisição.
O sucesso da ação refletiu-se no interesse manifestado pelos alunos e nas questões colocadas pelos mesmos.
Professores José Lima e Sandra Campelos