Inovação

Projetos de Inovação Pedagógica

Uma escola de pessoas, com projetos de vida com sentido

Muitas vezes se entende a Inovação como apenas mais e melhor tecnologia, como mais e melhores equipamentos. Não descurando a sua importância, no Colégio valorizamos a tecnologia como um instrumento ao serviço da Pedagogia. Esta sim, verdadeiramente fundamental no acompanhamento do crescimento holístico dos nossos alunos.

Desse modo, verdadeiramente importante para nós, a Inovação é, sobretudo, Pedagógica.

Desde 2015 que, na senda da sua história e prática pedagógica, o Colégio ousou sonhar, ser audaz e pioneiro no desenvolvimento de novos projetos cujo foco é o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Construir, com eles, Projetos de vida com sentido!
Acreditando que o aluno é o protagonista e artífice da sua própria educação, o Projeto de Formação Humana do Colégio Claret tem por objetivo desenvolver a motivação e o interesse de cada um, o espírito de iniciativa e a capacidade crítica na leitura da realidade, numa lógica de preparação de cada criança e de cada jovem para uma cidadania ativa e comprometida na construção de uma sociedade mais justa, favorecendo a sua participação na vida do Colégio e da comunidade, animando-os a trabalhar em iniciativas de cooperação de solidariedade.
Fomentamos o desenvolvimento integral dos alunos, desenvolvendo uma multiplicidade de competências que enriquecem a pessoa humana: a criatividade, a imaginação, a capacidade de assumir responsabilidades, a capacidade de amar o mundo, de cultivar a justiça e a compaixão.
O Projeto SER+, enraizado no contexto de Escola Católica, passa por educar promovendo o desenvolvimento integral da Pessoa humana, tendo Jesus Cristo como modelo de Humanidade. Um Projeto de Formação Humana procura sempre o caminho da excelência do Ser Humano, processo que implica o desenvolvimento harmonioso da Pessoa nas suas dimensões individual, social e transcendente, sempre em cooperação com as famílias.
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No 2º Ciclo, querendo ser diferenciadores, enriquecemos o currículo com duas áreas de formação, recorrendo a metodologias de projeto, capazes de potenciar nos alunos competências espaciais, musicais, corporais e cinestésicas.
As áreas de formação abrangem uma vertente artística, através do desenvolvimento de projetos que envolvem a representação, a dança e a música e uma vertente tecnológica, desenvolvendo projetos com recurso às tecnologias e artes digitais.
No 3º Ciclo do Ensino Básico, a Inovação surgiu com a implementação de Áreas que potenciam o despertar, em cada um dos nossos alunos, da capacidade de olhar o mundo com otimismo e esperança, abrindo-lhes novos horizontes, e ajudando-os a percecionarem-se como “motor do seu próprio desenvolvimento”.
Esta é a aposta de quem acredita que o crescimento e a educação, sendo tarefa de todos, é sobretudo uma tarefa pessoal de descoberta da vocação de cada um no mundo. Assim, as Áreas de Descoberta de Humanidades, Tecnologias, Responsabilidade Social, Economia, Ciências e Artes, pelas estratégias inovadoras e pelo desenvolvimento de projetos, permitem aos alunos experienciar, em contexto escolar e junto da comunidade local, realidades distintas das suas e que lhes permitirão questionar-se sobre as suas habilidades, ajudando-os a construir o seu projeto de vida.
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A atual realidade, exigente e competitiva, impulsiona-nos, cada vez mais, a arriscar na diferenciação em que as famílias apostam e que o mercado exige. A consciência dos parâmetros de exigência no mercado de trabalho, bem como o patamar elevado colocado na opção pela investigação no ensino superior, levaram o Colégio a desenvolver um sistema de certificação complementar com o objetivo de relevar um conjunto de competências pessoais e transversais que, assumidas pelos nossos alunos, constituam um fator decisivo na sua seleção imediata ou a médio prazo.
Assim, nasce o Claret Skills, um programa de certificação das competências pessoais, sociais e relacionais que atribui aos alunos, no final do ciclo de estudos, um Certificado de Competências Humanas.
No final do seu percurso académico, os nossos alunos são certificados não apenas pelas suas aptidões académicas e escolares, mas também com um certificado de competências sociais e humanas desenvolvidas até então.