Ensino Básico

ENSINO BÁSICO

O ensino ministrado no Colégio Internato Claret (CIC) ajusta-se à legislação em vigor e às orientações emanadas do Ministério da Educação, através da seguinte organização escolar:

O Colégio segue os planos de estudo nacionais.

No 3º ciclo, o modelo de funcionamento do Colégio consiste na formação geral e na formação científica, que seguem os programas nacionais. O CIC possui, igualmente, uma formação da área de descoberta e uma formação complementar de oferta de escola, com programas próprios.

A lecionação e os serviços facultativos prestados no Ensino Básico são a expensas dos Encarregados de Educação.

A oferta CIC ao nível do ensino básico está assente em dois ciclos:

2º Ciclo

• SER ACOLHIDO PELA COMUNIDADE – CONHECER E SER CONHECIDO.
  • Os nossos alunos têm acesso a um vasto patrímónio cultural: Artes, Ciências , Comunicação com o mundo, História, Letras, Tecnologias. Evidenciamos a existência de grupos de aprendizagem diferenciados e disponibilizamos todos os meios e recursos de apoio ao estudo. Implementamos técnicas de diagnóstico e de acompanhamento psicopedagógico especializado.
  • Consulte a matriz curricular do ano letivo 2018/2019. Matriz curricular

3º Ciclo

• ESPAÇO DE HUMANIZAÇÃO E DE LIBERDADE. PERCEBER O EU E O OUTRO.
  • A inovação do Currículo do 3º ciclo é a introdução de uma Área de Descoberta que permite aos nossos alunos o aprofundamento de um conjunto de competências em 6 Áreas nucleares, pautadas por metodologias ativas e ensino experimental, dando especial ênfase à organização do trabalho escolar baseado em projetos.
  • Consulte a matriz curricular do ano letivo 2018/2019. Matriz curricular

Preçario 2019/2022

Sem encargos extra

A lecionação e os serviços facultativos, prestados no ensino básico, são a expensas dos encarregados de educação e colocam à disposição um conjunto de valências complementares, sem encargos extra:

Horário alargado entre as 07h30 e as 19h

Apoio ao estudo qualificado por professores de várias disciplinas

Desenvolvimento dos diferentes domínios de aprendizagem (aprender a Pensar – Fazer – Conviver – Ser), de forma integrada e articulada, com intuito de potenciar o desenvolvimento da sua dimensão pessoal, social, ética e transcendente

Gabinete de Psicologia: acompanhamento individual e em pequenos grupos de alunos, numa lógica de proximidade no seu processo de crescimento

Programa individual de Coaching Educativo: um papel ativo na construção do seu próprio projeto escolar e profissional

Equipa de Educação Inclusiva, num olhar atento a cada um na sua individualidade e especificidade

SER+ Projeto de formação humana de todos os alunos, a decorrer um tempo letivo por semana

CIC SKILLS Certificado de competências sociais e humanas, desenvolvidas pelo aluno, e que se afigura cada vez mais importante e diferenciador

O Colegio Internato Claret encontra-se a implementar um projeto baseado nas soluções de educação da Apple

Clube de Ciência Viva que visa desenvolver atividades experimentais na área das Ciências Naturais

Programa CIC (Em) Forma que visa ajudar os alunos a adotarem hábitos e comportamentos saudáveis para um crescimento sadio e sustentado

Programa CAP (Correção e Alta Performance ) com vista a potenciar a performance desportiva dos alunos, adquirindo as valências necessárias para um correto desenvolvimento físico, respeitando as fases sensíveis do crescimento, de acordo com a especificidade de cada aluno.