Colégio Internato Claret

Colégio Internato Claret

Sejam Bem-Vindos

Uma palavra breve de boas-vindas!

É com muita alegria que recebemos a sua visita a este nosso espaço numa oportunidade de poder conhecer-nos melhor, quem somos, o que fazemos, mas, acima de tudo, porque o fazemos. O nosso projeto educativo assenta na centralidade da Pessoa e numa formação sólida que se funda no desenvolvimento de competências científicas, sociais e humanas.
Por isso, apostamos numa pedagogia de proximidade, de rigor, com competência e alegria.

Queremos construir um mundo de Esperança e a Educação é o campo favorável ao semear dessa mesma Esperança. Construtores de um mundo novo queremos, em família, ajudar cada aluno a construir o seu projeto de vida com sentido!

De novo, bem-vindo. É um gosto tê-lo connosco.

Um abraço amigo,

Vasco Silva
Presidente do Conselho de administração

Apresentação do colégio

Colégio Internato Claret

Uma escola de Pessoas com PROJETOS DE VIDA COM SENTIDO

A origem
OS CLARETIANOS
Para que todos possamos conhecer a fonte de onde brota a nossa missão, deixamos aqui o endereço electrónico dos Missionários do Coração de Maria – Missionários Claretianos (http://fatimacmf.org/) para poderem ter a perceção da grandiosidade da Missão a que esta Congregação se dedica no mundo inteiro, na senda do que dizia o seu Fundador, Santo António Maria Claret.

A Província Portuguesa dos Missionários Claretianos, da qual o Instituto de Educação CIC é obra canónica, passou a integrar a nova Província de Fátima, desde 1 de janeiro deste ano. Esta nova Província integra as ex- províncias de Portugal, da Bética, Inglaterra e Irlanda e Zimbabwe.
"O meu espírito é para o mundo inteiro" Santo António Maria Claret >
Apresentação do Instituto
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS
O Instituto de Educação CIC é uma obra canónica da Província Portuguesa dos Missionários do Coração de Maria e é a Entidade Titular do novo Colégio Internato Claret.
Constituído por um Conselho de Administração, composto por um presidente e dois vogais, assessorados pelo Conselho Fiscal, o novo Instituto tem como missão garantir a sustentabilidade e o futuro do novo Colégio, para que cada aluno possa sentir que tem todas as condições de desenvolver o seu percurso académico e construir o seu Projeto de Vida! Para que cada aluno se sinta em casa, em família e, sobretudo, feliz!
...
Apresentação do Colégio
Quem Somos
O Colégio Internato Claret nasce de um profundo e maturado discernimento que nasceu da necessidade que a Província Portuguesa dos Missionários Claretianos sentiu de um desdobramento entre as duas realidades já existentes: a oferta financiada pelo Estado e a oferta privada.

Assim, foi decidida a separação e criação de um novo estabelecimento de ensino destinado a acolher apenas os alunos do ensino privado, clarificando e melhorando a situação existente.
A sua designação é Colégio Internato Claret, em honra do fundador da Congregação, Santo António Maria Claret.

Este Colégio, sendo uma nova entidade, assume integralmente a tradição educativa do CIC, o que seria de prever, dado que tem o mesmo proprietário, a Província Portuguesa da Congregação dos Missionários do Coração de Maria.

A nova marca é propriedade do Instituto de Educação CIC.
...
Os princípios
A nossa Missão
A nossa missão educativa é a de uma educação integral de todos as pessoas e das pessoas no seu todo, globalmente, de acordo com uma conceção cristã do homem e da vida. Por isso, em cooperação estreita com os pais, o Colégio favorece o desenvolvimento e enriquecimento das dimensões biopsicológicas, psicomotoras, intelectuais, afetivas, socioculturais e transcendentes de cada aluno, tendo em vista a construção de UM PROJETO DE VIDA COM SENTIDO.
A cada aluno é proporcionada a abertura ao mistério da existência humana, que abre novos horizontes éticos de interpretação da realidade humana e da vida com os demais, ajudando-o a crescer em todos os aspetos da sua personalidade, a realizar uma síntese entre a fé, a cultura e a vida, a viver comunitariamente e a comprometer-se na construção de um mundo melhor, usando sustentadamente os bens da Terra, que são de todos.
...
O acreditar
A nossa Aposta
A nossa aposta pedagógica assenta no desenvolvimento de competências pessoais, sociais, humanas e científicas que permitem a construção de um Projeto de Vida com Sentido.

Somos um espaço de acolhimento, humanização e liberdade, que desenvolve de forma integrada e articulada as várias dimensões da pessoa humana, com vista ao desenvolvimento das múltiplas inteligências;
A inovação, o rigor e a qualidade dos processos educativos bem como o desenvolvimento do processo criativo dos alunos potenciam a aprendizagem e promovem o gosto pelo conhecimento e pela descoberta, pela cultura e pelas artes.
...
Valores
Os nossos Valores
Focados numa pedagogia centrada no aluno, na sua multiplicidade e complexidade enquanto Pessoa, procuramos acolher com especial cuidado cada um e motivá-la(o) para a aprendizagem e para o desenvolvimento pleno das suas capacidades; abrir mais a escola e a sala de aula para desenvolver, de forma integrada e articulada, os diferentes domínios de aprendizagem (aprender, aprender a pensar, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser…) com o intuito de potenciar nos alunos o desenvolvimento das múltiplas inteligências, desenvolver as diferentes capacidades e ministrar um ensino de qualidade e estimulante, capaz de melhorar as aprendizagens dos alunos.
Estimulamos o gosto pelo conhecimento e pela descoberta, procuramos desenvolver a capacidade de comunicar e de argumentar, de análise crítica da informação e de busca de soluções para a resolução de problemas; desenvolver o processo criativo e de autonomia dos alunos na promoção do gosto pela cultura e pelas artes.

No desenvolvimento da nossa ação educativa e das atividades escolares propostas promove-se a prática dos valores a seguir enunciados:
> ALEGRIA: olhar o mundo e a vida de forma positiva mantendo uma atitude resiliente e otimista na busca da paz interior e da felicidade verdadeira e duradoura.

> AUTONOMIA: desenvolver um espírito e discernimento críticos de modo a fazer escolhas próprias que permitam orientar a vida de forma livre, consciente e responsável.

> BONDADE: olhar o outro com empatia e hospitalidade e tratar todos com dignidade, mantendo atitudes de afetividade, de respeito e de aceitação das diferenças.

> INTEGRIDADE: respeitar-se a si mesmo e aos outros, orientar-se e comprometer-se eticamente por princípios que permitam saber agir e tomar decisões que promovam a dignidade humana.

> INTERIORIDADE: encontrar-se e descobrir-se a si mesmo, aos outros e ao Outro, numa atitude permanente de contemplação do bom, do belo e do bem que a vida e o mundo oferecem.

> JUSTIÇA: comprometer-se permanentemente na construção de um mundo mel hor, mais equitativo e justo, na busca de uma sociedade onde todos tenham os mesmos direitos e na defesa intransigente da igual dignidade de todos os Homens.

> LIBERDADE: agir no respeito profundo pela Liberdade Humana, no exercício de uma cidadania ativa, centrada nos direitos humanos, na democracia, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.

> RESPONSABILIDADE: assumir as consequências do exercício da sua liberdade e das suas ações e do compromisso de viver de forma comprometida, ética e integral, na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

> SOLIDARIEDADE: expressar empatia, valorização e atenção para com os outros, atento às suas fragilidades e necessidades, e comprometendo-se no apoio, sem julgamentos, de cada um.

> VERDADE: buscar e entender o sentido da Vida e agir de forma coerente, sincera e honesta, fundamentando sempre as suas opções.

Projeto
Projeto Educativo
O ensino ministrado no Colégio Internato Claret ajusta-se à legislação em vigor e às orientações emanadas do Ministério da Educação, através da seguinte organização escolar:

Nos 2º e 3º ciclos, o modelo de funcionamento do Colégio contempla a formação geral e a formação científica, bem como, os programas nacionais previstos para cada uma das disciplinas. O Colégio possui, igualmente, uma formação específica que se traduz no 2º Ciclo nas Oficinas de Artes e Multimédia e no 3º Ciclo nas Áreas de Descoberta.

A oferta educativa do Colégio Internato Claret inclui os 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e os Cursos Científico-Humanísticos do Ensino Secundário.

Para dar sentido ao nosso Projeto Educativo, reconfigurámos o nosso percurso educativo com quatro etapas com identidade, sob a designação de quatro verbos-chave:

> 1º Ciclo: INTEGRAR-SE e consolidar saberes estruturantes;
> 2º Ciclo: CONHECER-SE como membro de uma comunidade, desenvolvendo capacidades e talentos;
> 3º Ciclo: DESCOBRIR-SE como pessoa e como vocação no mundo
> SECUNDÁRIO: ORIENTAR-SE no sentido de realizar boas escolhas.
...