Baile de Finalistas

05 de Junho, 2019

Baile de Finalistas

...
O melhor de mim está para chegar”

“Vai onde Deus te levar”

No passado dia 5 de junho, na capela do Colégio Internato Claret, teve lugar a Missa de Finalistas do 12.º ano. Ao longo daquela que seria a última manhã de aulas, o entusiasmo e nervosismo já se faziam sentir pelos corredores do 3º piso. Uma etapa capital estava a chegar ao fim e um majestoso final deixava-se adivinhar. Os ponteiros do relógio arrastavam-se, mas, após muita ansiedade, a tão esperada hora chegou. À porta da capela, reinava a felicidade, o que deixava antever um dia memorável. Entre fotografias, risos, e lembranças, chegava a hora de dar início à celebração.

Presidida pelo Sr. Pe. Vítor Pinto, a missa foi, toda ela, preparada previamente pelos alunos finalistas, o que lhe conferiu um caráter muito especial. Do texto da introdução à ação de graças, passando pelo ofertório, todos os momentos contribuíram para um ambiente de grande cumplicidade, atingindo o auge quando, juntos, cantamos a música da Mariza, “Melhor de Mim”. Um sentimento de nostalgia apoderou-se dos alunos, transformando o momento no mais belo e emotivo instante da celebração. Após muitas lágrimas derramadas, e quanto já tudo apontava para o final da celebração, eis que, inesperadamente, o nosso presidente, Dr. Vasco Silva, subiu ao púlpito para proferir algumas palavras. O seu discurso foi de tal forma comovente que, de um minuto para o outro, eram poucos os pais, alunos ou professores que não choravam, relembrando os bons tempos passados nesta instituição.

Mas as surpresas não acabaram aí. Formou-se, então, uma fila atrás do Dr. Vítor e da Dra. Ana Azevedo, para recebermos as insígnias do Colégio Internato Claret. Indescritível sentimento, dado que fomos os primeiros alunos a terem este privilégio. Apesar de todo o orgulho sentido neste momento, o que mais nos ficou na memória da Missa de Finalistas foi, sem dúvida, a música “Onde Deus te levar”, cantada pelas professoras Ana Oliveira, Ana Azevedo e Carla Cardoso, e que deu por finda a celebração. Nesta altura, já nem os mais firmes resistiram, a saudade apoderara-se de toda a capela.

Momentos depois, já no exterior, o ambiente era de grande companheirismo. Colegas, pais e professores abraçavam-se, com o sentimento não só de nostalgia, mas, sobretudo, de dever cumprido.

De seguida, todos se prepararam para o Baile de Finalistas. Com as emoções ainda à flor da pele, depois de uma tão emocionante missa de finalistas, deslocamo-nos para o Kasa, em Matosinhos, o local escolhido para continuarmos a celebração do final do nosso percurso. À chegada, o entusiasmo era visível. Alunos e professores aproveitaram a bela vista do espaço para tirar fotografias, umas mais sérias, outras mais brincalhonas. Virados para o mar e sempre com o olhar no horizonte, críamos memórias que nos permitirão perpetuar o momento e relembrar, não só na memória, todos aqueles que do nosso percurso fizeram parte.

Depois da correria entre fotos e aperitivos, entramos no edifício especialmente preparado para nós. Foi-nos servido, para começar, um delicioso creme de cenoura e, de seguida, um crocante de vitela confitada. A sobremesa veio, posteriormente, mas não de uma forma tradicional. A doçura de um cheesecake ou de uma mousse foi substituída pela doçura das vozes de duas alunas que presentearam a sala com duas belas músicas, que a todos emocionaram. De seguida, um grupo de alunos, aproveitando a nuvem emocional que pairava na sala, brindou os professores e diretores com um discurso que, quer de forma individual quer de forma coletiva, homenageava cada um deles e relembrava tudo o que os torna tão especiais.

Se achávamos que o auge do baile era este, estávamos enganados... Professores, nunca querendo ficar para trás, surpreenderam-nos com um extraordinário vídeo onde juntaram milhares de fotos e relembraram centenas de momentos destes três longos anos. A nostalgia, que já invadia este momento, cresceu quando cada finalista recebeu um tributo que realçava o seu percurso individual, enquanto estudante e enquanto pessoa.

Para aliviar a saudade e a tristeza que já se sentiam, chegou o momento mais descontraído da noite: o baile. Dezenas de músicas passaram e deram oportunidade a todos os presentes de darem o seu pezinho de dança. Entre coreografias e melodias, realizou-se a abertura do bolo oferecido pelo Colégio aos seus primeiros finalistas.

Com o fim das músicas aproximava-se o final da noite.... uma noite que superou expectativas, encheu corações e ganhou um lugar eterno na memória de cada um de nós! Uma noite que tornou a despedida ainda mais difícil! Uma noite que mostrou que o melhor de nós está para chegar!

Após uma celebração que tanto nos surpreendeu, só nos resta agradecer a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para que este fosse um dos melhores momentos das nossas vidas.

Leonor Garcia, 12A

Mafalda Andrade 12B